Se você já possui um curso superior, faça uma outra faculdade em menor tempo sem realizar vestibular. Conheça as facilidades dos Programas Especiais do Centro Universitário Claretiano. Clique e saiba mais.
O Curso de Licenciatura em Artes - Educação Artística do Claretiano é estruturado a partir das diretrizes curriculares mais recentes sobre formação de profissionais na área. Possui uma matriz curricular que integra conhecimentos científicos, técnicos e humanos permitindo uma atuação no mercado de trabalho com qualidade expressiva.
O curso de Artes - Educação Artística integra etapas distintas, mas interligadas, para a construção do conhecimento em Artes que são: a produção, a pesquisa e o ensino. A produção e a pesquisa alimentam as disciplinas voltadas ao fazer e ao experimentar artístico - desenho, técnicas de pintura, fotografia, modelagem, escultura e a experimentação em diversos meios expressivos.
Os conteúdos do curso foram disponibilizados de acordo com a especificidade da área de Arte-Educação: Fundamentos e Métodos do Ensino de Arte; História da Arte; Teatro; Música e Dança para Educadores; Estética; Artes Visuais; Gravura; Arte e Tecnologia; Planejamento Visual Gráfico; Museologia/Curadoria/Ação Educativa; História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena; Folclore; Desenho Geométrico.
Estruturado em seis semestres, o curso conta com conteúdos básicos a serem desenvolvidos, estruturados a partir do conhecimento específico em Arte; áreas que contemplam os conteúdos referentes à Educação Básica e suas didáticas; e identificadas como áreas de Formação de Professores e por outras que promovem a formação profissional dos estudantes dentro do perfil e missão da instituição.
Baseado na LDB, lei 9394/1996, em seu artigo 26 parágrafo 2º: “O ensino de arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”, estrutura o ensino de Artes de forma obrigatória e dessa maneira o desenvolvimento de suas atividades como área de conhecimento específico em Arte.
O Arte-Educador será capaz de utilizar-se de novas formas expressivas e educativas ligadas ao meio artístico, da tecnologia, da museologia, da curadoria, da educação patrimonial e, principalmente, nas questões educativas que fundamentam o ensino da arte.
Desenvolverá autonomia na produção e na difusão do conhecimento, principalmente a partir de sua prática pedagógica. Será capaz de elaborar um projeto Político-Pedagógico a partir de análises críticas ligadas ao universo escolar, adquirindo, assim, consciência da chamada formação permanente. Enfim, terá plena noção do que é ser um profissional da área de educação que usa a Arte como meio de conhecimento.
O curso de Licenciatura em Artes é um curso que dará condições aos futuros arte-educadores de participarem ativamente de todo o complexo processo ensino/aprendizagem, tendo consciência de que a Arte é uma importante área do conhecimento humano, que fala profundamente de nós mesmos e que pode transformar realidades de uma maneira positiva. Portanto, trata-se de uma área que precisa ser valorizada nos meios educacionais.
E, para tanto, é necessário a atuação de profissional comprometido, que compreende a Arte não só como manifestação original do ser humano, mas como uma possibilidade de adquirir conhecimento sensível-cognitivo voltado ao fazer, ao apreciar e à reflexão sobre sua história e seus contextos.
O profissional formado em Educação Artística poderá atuar no Ensino Básico (Fundamental e Médio); ou ainda, atuar no Ensino Superior, tendo se especializado em História da Arte, Crítica de Arte, Arte e Educação, Arte e Terapia ou Museologia.
O egresso do curso terá possibilidades de executar trabalhos de Curadoria, de Ações Educativas, além de poder atuar em Organizações Não-Governamentais, Centros Culturais e Coordenação de Eventos Culturais.
Poderá atuar também nas áreas de criação, design, publicidade e ilustração. Enfim, pode exercer várias atividades cuja essência seja a Arte como meio de desenvolvimento educativo e expressivo.