O Curso de Artes-Educação Artística (Licenciatura) do Claretiano, é estruturado a partir das diretrizes curriculares mais recentes sobre formação de profissionais na área. Possui uma matriz curricular que integra conhecimentos científicos, técnicos e humanos permitindo uma atuação no mercado de trabalho com qualidade expressiva.
O curso de Artes-Educação Artística integra etapas distintas, mas interligadas, para a construção do conhecimento em Artes que são: a produção, a pesquisa e o ensino. A produção e a pesquisa alimentam as disciplinas voltadas ao fazer e ao experimentar artístico - desenho, técnicas de pintura, fotografia, modelagem, escultura e a experimentação em diversos meios expressivos.
Os conteúdos do curso foram disponibilizados de acordo com a especificidade da área de Arte-Educação: Fundamentos e Métodos do Ensino de Arte; História da Arte; Teatro; Música e Dança para Educadores; Estética; Artes Visuais; Gravura; Arte e Tecnologia; Planejamento Visual Gráfico; Museologia/Curadoria/Ação Educativa; História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena; Folclore; Desenho Geométrico.
O curso tem duração de 3 anos, estruturado em 6 semestres, com carga horária de 2.800 horas, assim distribuídos:
Carga Horária das disciplinas: 1800 horas
Carga Horária de Projetos de Práticas: 400 horas
Atividade Acadêmico Científico Cultural: 200 horas
Estágio Supervisionado (Obrigatório): 400 horas
Trabalho de Conclusão de Curso: Obrigatório
Os conteúdos básicos a serem desenvolvidos foram estruturados a partir do conhecimento específico em Arte; áreas que contemplam os conteúdos referentes à Educação Básica e suas didáticas; e identificadas como áreas de Formação de Professores e por outras que promovem a formação profissional dos estudantes dentro do perfil e missão da instituição.
Baseado na LDB, lei 9394/1996, em seu artigo 26 parágrafo 2º, “O ensino de arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”, estrutura o ensino de Artes de forma obrigatória e dessa maneira o desenvolvimento de suas atividades como área de conhecimento específico em Arte.
O Arte-Educador será capaz de utilizar-se de novas formas expressivas e educativas ligadas ao meio artístico, da tecnologia, da museologia, da curadoria, da educação patrimonial e, principalmente, nas questões educativas que fundamentam o ensino da arte.
Desenvolverá autonomia na produção e na difusão do conhecimento, principalmente a partir de sua prática pedagógica. Será capaz de elaborar um projeto Político-Pedagógico a partir de análises críticas ligadas ao universo escolar, adquirindo, assim, consciência da chamada formação permanente. Enfim, terá plena noção do que é ser um profissional da área de educação que usa a Arte como meio de conhecimento.
O curso de Licenciatura em Artes é um curso que dará condições aos futuros arte-educadores de participem ativamente de todo o complexo processo ensino/aprendizagem tendo consciência de que a Arte é uma importante área do conhecimento humano, que fala profundamente de nós mesmos e que pode transformar realidades de uma maneira positiva. Portanto, trata-se de uma área que precisa ser valorizada nos meios educacionais.
E, para tanto, é necessário a atuação de profissional comprometido, que compreende a Arte não só como manifestação original do ser humano, mas como uma possibilidade de adquirir conhecimento sensível-cognitivo voltado ao fazer, ao apreciar e à reflexão sobre sua história e seus contextos.
O profissional formado em Educação Artística poderá atuar no Ensino Básico (Fundamental e Médio); poderá ser especializando em História da Arte, Crítica de Arte, Arte e Educação; Arte e Terapia; Museologia. Também abre possibilidades para que o profissional possa executar trabalhos de Curadoria, de Ações Educativas, além de poderem atuar em Organizações Não-Governamentais, Centros Culturais, Coordenação de Eventos Culturais. Poderá atuar também nas áreas de criação, design, publicidade, ilustração. Enfim, pode exercer várias atividades cuja essência seja a Arte como meio de desenvolvimento educativo e expressivo.