Inscrição:R$ 230,00
Mensalidade: 10 x R$ 240,00 (valor para 2013).
360h: 342h a distância e 18h presenciais.
10 meses
4 encontros presenciais, realizados aos sábados.
Profª. Dra. Selma Bellusci
4ª feira das 11h às 12h; 5ª feira das 13h às 14h e 6ª feira das 9h às 12h.
Situação Legal: Portaria 3635/2004 - 557/06 - Resolução n° 01 de 08/06/2007.
O desenvolvimento e o crescimento da população humana e as múltiplas formas de uso dos recursos naturais, são fatores interligados e componentes essenciais dos processos histórico, cultural e econômico e por isso, devem ser analisados a partir de sua relação com a evolução social, econômica e biológica do homem na Terra.
O curso de Especialização aqui apresentado fundamenta-se nas bases conceituais do modelo de Desenvolvimento Sustentável visando a capacitação de profissionais que, de fato, considerem as diversas possibilidades e técnicas para o uso racional dos recursos naturais com a adoção de medidas preventivas além da seleção de alternativas que minimizem os impactos gerados pelas atividades humanas sob uma abordagem corretiva.
Desta forma, o objetivo fundamental deste curso é a formação de uma visão sistêmica e integrada do meio ambiente visando subsidiar o planejamento, estudo e seleção de alternativas para a gestão ambiental sob a ótica da sustentabilidade ecológica dos processos do desenvolvimento econômico humano.
Ao longo do curso o aluno desenvolve seus estudos orientados e assistidos por professores e tutores, construindo e efetivando discussões, investigações e reflexões acerca dos conceitos e ferramentas de caracterização, diagnóstico e controle ambiental.
Campo de Atuação e Mercado de Trabalho
A necessidade de tratar os problemas ambientais a partir de uma abordagem sistêmica permite a atuação de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento na área das Ciências Ambientais e, desta forma, aqueles que buscam a capacitação nesta área apresentam muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
O curso de Especialização em Gestão Ambiental busca formar profissionais aptos à realizar estudos para prevenção de impactos ambientais, projetos destinados a conservar e/ou reestabelecer o meio ambiente.
A estrutura do curso permite ao profissional avaliar sistemas de gestão ambiental nas empresas, instrumentos e normas existentes, além de desenvolver processos de auditoria ambiental, elaborar estudos e relatórios de impacto ambiental bem como atuar, no setor público ou privado, no gerenciamento e controle ambiental urbano, industrial ou rural.
O profissional especializado em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Claretiano ainda poderá elaborar e desenvolver projetos voltados à sustentabilidade tais como projetos de reciclagem e outros ligados à educação ambiental e à preservação do meio ambiente.
Público-alvo
Graduados nas diferentes áreas da Engenharia, Arquitetura, Geologia, Química e Biologia, Administração e Direito. Tecnólogos de nível superior.
Disciplina Carga horária (horas)
AVALIACAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E LICENCIAMENTO AMBIENTAL 45.0
DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR 32.0
EDUCACAO AMBIENTAL 38.0
FUNDAMENTOS ECOLOGICOS E ECONOMICOS DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 70.0
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA 40.0
POLUICAO AMBIENTAL: FUNDAMENTOS, GERENCIAMENTO E CONTROLE 45.0
SISTEMA DE GESTAO AMBIENTAL E REQUISITOS E ASPECTOS LEGAIS DO GERENCIAMENTO AMBIENTAL 90.0
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO -
Ir para a versão clássica do site
Copyright © 2012 - Centro Universitário Claretiano
Todos os Direitos Reservados