Este curso está disponível nos seguintes polos: Batatais, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Rio Claro, São José dos Campos, São Paulo, Taguatinga e Uberlândia.
Atento ao mercado de trabalho, o Centro Universitário Claretiano oferece o curso de Especialização em Ergonomia e Ginástica Laboral para capacitar o profissional a intervir com procedimentos criativos e inovadores favoráveis à saúde do trabalhador.
A atuação na Saúde do Trabalhador é uma área que busca intervir na relação entre o sistema de produção e a saúde, no sentido de promover um trabalho que dignifique ao invés de denegrir o homem.
O curso de Especialização em Ergonomia e Ginástica Laboral oferece formação para a prática nos diferentes ambientes laborais e também possibilita o exercício integrado e indissociável da docência, capacitando o profissional para solucionar melhor e mais rapidamente os problemas da Saúde do Trabalhador e das empresas, formando especialistas para atuação no campo da implantação de programas de Ergonomia, de Cinesioterapia e Ginástica Laboral e para atuação acadêmica em atividades de ensino e pesquisa, oferecendo reciclagem científica; estimulando também a produção científica através da documentação e discussão das ações ergonômicas e laborais.
Campo de atuação no mercado de trabalho
A Saúde do trabalhador é um patrimônio do trabalhador e importante para seu convívio no ambiente de trabalho e também social. Com forte atuação na promoção do bem estar, manutenção prevenção e tratamento, o especialista em Ergonomia e Ginástica Laboral tem um campo de atuação importante uma vez que é do conhecimento de todos que a cada dia aumenta-se o número de problemas de Saúde do trabalhador, assim o profissional estará apto a atuar nas empresas ou indústrias e dialogar com profissionais especializados em áreas afins e responsáveis pelos setores de controle de custos, controle em saúde e segurança, pela proteção judicial, dentre outras. Esse mercado de trabalho que a cada dia se amplia, compreende os vários setores de controle e produção possibilitando ao especialista trabalhar com consultorias em ergonomia, com participação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMTs), com programas de Ginástica Laboral e outras atividades afins. O curso oferece formação voltada para a prática nos diferentes ambientes laborais e também possibilita o exercício integrado e indissociável da docência. O curso também estende a formação à docência para o ensino superior e valoriza a iniciação científica dos alunos.
Público-alvo
O curso tem como objetivo oferecer formação voltada para atuação nos diferentes setores de atendimento, e também para o exercício integrado e indissociável da docência. Assim o curso se destina a fisioterapeutas e portadores de diploma de graduação na área da saúde como Enfermeiros, Terapeutas Ocupacionais e Educadores Físicos.