Centro Universitário Claretiano

Sala de Aula Virtual

TUTORIAL

Institucional

A Instituição

Agenda

Avaliação Institucional

Instalações

Biblioteca

Central de Vídeos

Colégio São José

Comitê de Ética em Pesquisa

Monografia/ TCC

Notícias

Polos de EaD

Prouni 2010

Serviços

Banco de Talentos

Domus Claret

Empresa Júnior

Grupo de Ex-alunos

Intranet

Webliografia

Visite também

Claretiana FM

Claretianas Rio Claro

Claretianas São Paulo

Colégio Claretiano Dom Cabral

Centro Educ. Stella Maris

Rede Claret

Editora Ave-Maria

Portal Claret

Perfil Vocacional

Pós-graduação » Cursos oferecidos

Educação Especial - Deficiência Auditiva

Sobre o Curso

duraçãoo Duração: 10 meses

período Período: 4 encontros presenciais, realizados aos sábados.

carga horária Carga Horária: 360 horas, sendo 336h a distância 24h presencial

modalidade Modalidade: A Distância

mensalidade Inscrição: R$ 220,00 (valor para 2010)

mensalidade Mensalidade: 10 x R$ 240,00 (valor para 2010)

situação legal Situação Legal: Portaria 3635/2004 - 557/06 - Resolução n°01 de 08/06/2007

Fale com o coordenador do curso

Coordenador

coordenador Coordenador: Profa. Dra. Cristina Cinto Araújo Pedroso

Horario Atendimento: 5ª das 8h às 12h

Telefone Telefone: (16) 3660 1777 ramal 1747

E-mail E-mail: pedagogia@claretiano.edu.br

curso disponível em todos os pólos.

O Curso

O curso de Especialização em Educação Especial: Deficiência Auditiva tem como questão central a formação de profissionais para uma prática pedagógica eficiente que contribua na organização da educação inclusiva no país, principalmente com a qualidade da escolarização dos alunos com deficiência auditiva. O curso objetiva preparar profissionais para atuarem na escolarização dos alunos com deficiência auditiva, nos contextos comuns e especiais de ensino. Para isso possibilita, inicialmente, a compreensão do campo teórico da Educação Especial, por meio do estudo dos fundamentos filosóficos, históricos, biológicos e sócio-antropológicos dessa área, das especificidades educacionais dos alunos com surdez, cegueira, deficiência intelectual, deficiência física, deficiência múltipla, altas habilidades, condutas típicas e dificuldade de aprendizagem, bem como das adaptações curriculares apropriadas a cada caso. Relativamente ao aluno com deficiência auditiva, o curso objetiva formar o profissional com competência para selecionar os recursos e as estratégias adequadas ao ensino desses alunos, bem como implementar as adaptações curriculares necessárias. Além disso, promove o estudo teórico-prático da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Possibilita, também, ao aluno do curso compreender e analisar criticamente as atuais políticas educacionais para a área da Educação Especial. Além do mais, promove o estudo de alguns temas específicos os quais permeiam a vida desses alunos, tais como, prevenção, profissionalização, empregabilidade, relações interpessoais e qualidade de vida na terceira idade da pessoa com necessidades educacionais especiais.

O aluno do curso tem a oportunidade de elaborar um trabalho científico, sob a orientação dos docentes. O programa do curso contempla as seguintes disciplinas: Fundamentos da Educação Especial, Políticas da Educação Especial, Tópicos Específicos da Educação Especial, Estratégias, recursos e adaptações para o ensino do aluno com deficiência auditiva I e II, Língua Brasileira de Sinais: teoria e prática, Didática do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa Científica.

Público Alvo

Pedagogos, Licenciados em geral, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e outros profissionais com interesse na área da Educação Especial, tanto no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais como na gestão de instituições e de serviços especializados. 

Campo de atuação e mercado de trabalho

 O profissional especializado na área da Educação Especial: Deficiência Auditiva, tendo em vista a política de educação inclusiva e suas repercussões na garantia do acesso à educação e aos demais espaços e recursos sociais, encontra, atualmente, um vasto e consolidado campo de atuação profissional. Ele poderá atuar diretamente no ensino de alunos com deficiência auditiva nas classes comuns, nas classes especiais, nas salas de recursos, nas classes hospitalares e nas instituições e serviços especializados. Além disso, poderá participar de equipes multiprofissionais colaborando no planejamento de ações pedagógicas específicas, no diagnóstico, no encaminhamento educacional, na formação profissional e na orientação familiar. Adicionalmente, tem espaço de atuação nos sistemas de ensino, especialmente o municipal, na orientação e na formação de equipes profissionais visando elaboração de políticas para a área da Educação Especial, sobretudo da educação do aluno com deficiência auditiva e na implementação da educação inclusiva. O profissional especializado na área em questão também poderá contribuir com o campo empresarial na organização das condições para o acesso e a permanência das pessoas com necessidades especiais aos diferentes postos de trabalho. Sintetizando, o especialista em Educação Especial: Deficiência Auditiva poderá desempenhar funções docentes, de apoio técnico e de consultoria, especialmente nas áreas da educação e da administração pública. 

Especialidade

O curso de Especialização em Educação Especial: Deficiência Auditiva tem como objetivo formar os profissionais para uma prática comprometida com a educação inclusiva e com o projeto de reconstrução social pautado nos princípios da democracia e da justiça. Especificamente, visa subsidiar os educadores e demais profissionais para uma prática pedagógica capaz de responder às necessidades dos alunos com deficiência auditiva.  Para tanto, os egressos do curso deverão compreender as implicações da deficiência auditiva  para o processo de escolarização, saber ensinar esses alunos nas classes comuns, nas classes especiais, nas salas de recursos, nas classes hospitalares e nas instituições e serviços especializados, bem como ter competência para atuar com equipes multiprofissionais no planejamento de ações pedagógicas específicas, no diagnóstico, no encaminhamento educacional, na orientação de familiares e na orientação profissional.

Perfil de Computador e de Conectividade com a Internet

O Aluno do Claretiano terá acesso a um Ambiente Virtual de Aprendizagem, desenvolvido em conformidade com o modelo de educação a distância da instituição. Abaixo estão descritas as informações relativas ao Computador (Hardware e Software), a Conectividade com a Internet e ao Sistema Gerenciador de Aprendizagem.

Processador: mínimo de 750 Mhz, Intel ou AMD

RAM: 256 MB

Kit multimidia: alto-falantes / fone de ouvido

Resolução: melhor visualizado em 1024 x 768

Em relação a softwares, sugerimos que o aluno tenha em seu computador alguns itens importantes. Ferramentas como Material de Apoio, Podcast e Vídeoaula, exigem a utilização dos seguintes programas:

Arquivos PDF: Adobe Reader 8 ou superior.

Textos: Processadores de texto com compatibilidade para abrir e salvar arquivos no formato .doc (Microsoft Word 97-2003).

Planilhas: Software com compatibilidade para abrir e salvar arquivos no formato .xls (Microsoft Excel 97-2003).

Apresentações: Software com compatibilidade para abrir e salvar arquivos no formato .pps e .ppt (Microsoft PowerPoint 97-2003).

Arquivos de áudio e vídeo: recomendável que o computador tenha instalado os plugins MediaPlayer e Flash;

Navegador de Internet: Internet Explorer 7 ou superior, Firefox 3 ou superior e Google Chrome.

Recomendado: Banda larga de no mínimo 150 Kbps

Mínima para interação: Linha discada 56Kpbs

Obs: Para conexões discadas, o acesso a conteúdos em formato multimídia (como por exemplo: animação, áudio, slides e vídeo) pode ser razoavelmente demorado. As ferramentas de interação (Chat, Fórum, Lista e Portfólio) poderão ser utilizadas de forma satisfatória.

Outros detalhes sobre configuração do navegador, limpeza de cache e pop-ups encontram-se na ferramenta "Links Úteis", disponível quando se faz o acesso ao sistema.

Informações

› Bolsas de estudo

Recursos Virtuais

Conheça nosso Sistema Gerenciador de Aprendizagem através desta apresentação.

clique para assistir

Centro Universitário Claretiano

Twitter Facebook Orkut

Rua Dom Bosco, 466 - CEP: 14.300-000 - Batatais - SP

Central de atendimento: Tel (16) 3660 1777

© Copyright 2008 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Claretiano Web Center