Nota 5 no MEC

90% dos nossos cursos têm conceito máximo

Mais de 60 mil formados

Capacitação para uma vida profissional de sucesso

20 anos de EAD

Pioneirismo e um jeito único de ensinar

Ainda não decidiu?

Confira os cursos mais procurados

Cursos livres Eventos

Por onde vai começar a construir esse sonho?

Conheça as nossas
Formas de Ingresso

2ª Licenciatura - Fora da Área do Curso


  • Sem taxa de inscrição
  • Análise curricular gratuita
  • Não precisa fazer vestibular
  • Envio de documentos 100% online
Saiba mais

2ª Licenciatura - Dentro da Área do Curso


  • Isenção da taxa de inscrição
  • Análise curricular sem custo
  • Ingresso sem vestibular
  • Envio de documentos 100% online
Saiba mais

Formação Pedagógica


  • Não precisa fazer vestibular
  • Válido para bacharéis e tecnólogos
  • Conclua o curso em 2 anos
  • Formação de qualidade
Saiba mais

Vestibular Online


  • Redação dissertativa online
  • Correção por IA
  • Resultado na hora
  • Sem taxa de inscrição
Saiba mais

ENEM


  • Resultado imediato
  • Sem taxa de inscrição
  • Entre sem fazer vestibular
  • Matrícula logo após aprovação
Saiba mais

Desconto de ex-aluno


  • Desconto exclusivo
  • Amplie seus conhecimentos
  • Sem taxa de inscrição
  • Novas oportunidades na carreira
Saiba mais

Transferência de outra Instituição


  • Resultado em até 1 dia
  • Sem taxa de inscrição
  • Entre sem fazer vestibular
  • Matrícula após aprovação
Saiba mais

Biblioteconomia para Portadores de Título


  • Aproveitamento de até dois semestres concluídos
  • Processo seletivo simplificado e rápido
  • Matrícula imediata após a aprovação
  • Isenção total da taxa de inscrição
Saiba mais

Portador de Diploma


  • Dispensa de vestibular
  • Processo ágil
  • Sem taxa de inscrição
  • Matrícula imediata após aprovação
Saiba mais

Responda o nosso quiz e descubra a melhor forma de ingresso pra você!

Acesse agora

Já tem um diploma?

Faça a 2ª graduação em menos tempo

Conheça a 2ª graduação

2ª Licenciatura - Fora da Área do Curso

2ª Licenciatura - Dentro da Área do Curso

Formação Pedagógica

Biblioteconomia para Portadores de Título

Portador de Diploma

2ª Licenciatura - Fora da Área do Curso
2ª Licenciatura - Dentro da Área do Curso
Formação Pedagógica
Biblioteconomia para Portadores de Título
Portador de Diploma

Por que escolher o Claretiano?

Dê um salto na sua trajetória Dê um salto na sua trajetória
Construa o seu amanhã Construa o seu amanhã
Explore novas oportunidades Explore novas oportunidades
Impulsione sua carreira Impulsione sua carreira

Porque aqui sua formação vai além do diploma

No Claretiano, você conta com o Claretiano Carreiras, um serviço exclusivo que conecta você ao mercado de trabalho, oferecendo oportunidades, mentorias e networking para impulsionar sua carreira.

Conheça o Claretiano Carreiras

Gestão de carreira personalizada

Ajudamos você a desenvolver um perfil profissional único, aprimorando suas habilidades e competências para se destacar no mercado de trabalho.

Oportunidades exclusivas

Com nosso banco de vagas, você tem acesso a oportunidades de estágio e emprego, desde o início do curso até a sua formação.

Apoio em processos seletivos

Estamos ao seu lado durante todo o processo seletivo, com orientações e suporte para garantir seu sucesso, tanto durante o curso quanto após a graduação.

Porque sua jornada começa com qualidade e reconhecimento

No Claretiano, você encontra cursos de excelência, professores renomados e uma infraestrutura completa para garantir a melhor experiência no ensino superior.

Graduação certa para você

Reconhecimento de qualidade

Oferecemos diversos cursos com conceito máximo do MEC, garantindo que sua graduação seja de alto nível e reconhecida no mercado.

Inovação na educação

Com mais de 100 anos de história, somos pioneiros em EAD, oferecendo uma experiência de ensino moderna e interativa, do jeito que você precisa.

Presença nacional

Com unidades em todos os Estados, você tem a flexibilidade de estudar no Claretiano, onde quer que esteja, com mais de 50 cursos de graduação.

 

Porque evoluir é preciso e aqui você faz isso do seu jeito

Com aproveitamento de disciplinas e condições especiais, o Claretiano facilita sua transição para uma nova carreira, com flexibilidade e qualidade.

De início a uma nova formação

Parcerias estratégicas

Nosso compromisso é abrir portas para você. Temos parcerias com empresas para estágios e oportunidades de emprego exclusivas.

Empregabilidade garantida

Somos reconhecidos pela Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) como uma instituição comprometida com a empregabilidade. Aqui, sua carreira ganha mais oportunidades. 

Empreendedorismo em alta

Se você sonha em empreender, o Claretiano oferece apoio e ferramentas para transformar suas ideias em projetos de sucesso.

Porque especialização é o caminho para o sucesso

No Claretiano, você amplia suas oportunidades no mercado com cursos alinhados às tendências da sua área, networking profissional e flexibilidade no aprendizado.

Venha viver essa experiência

Tecnologia de ponta

Nossa Sala de Aula Virtual proporciona uma experiência de aprendizado simples e eficiente, para você focar no que realmente importa.

Flexibilidade total

Estude no seu ritmo com nosso app para Android e iOS, permitindo que você aprenda de qualquer lugar e a qualquer hora.

Corpo docente de excelência

Com mestres e doutores, nossos professores estão prontos para te orientar e dar o suporte necessário para o seu sucesso.

Estamos presentes
em todos os estados
do Brasil


Conheça algumas de nossas unidades

O que dizem nossos alunos

Rafael Spiller Pacheco
Márcio Josué Nunes Shuassb
Natalia Vieira de Carvalho Martins
Evelin Cristina Silva dos Santos
João Batista

Rafael iniciou sua vida no esporte bem novo. Aos 7 anos participou de uma avaliação com técnico da equipe rio-clarense de natação, a qual integrou por um tempo. Aos 13 anos passou para a equipe principal, com treinos mais avançados e longos, diariamente e, com essa rotina de treinos, os resultados começaram a aparecer, foram campeonatos paulista, jogos regionais, campeonato brasileiro, entre outros, porém, precisou interromper seus treinos para estudar. A paixão pela natação nunca acabou, com 31 anos, Rafael iniciou o curso de Educação Física, no Claretiano, e logo no primeiro semestre, voltou a ter contato com a natação. Mesmo sem poder treinar, devido a rotina de trabalho e estudos, mantinha o foco no futuro que o esperava. Após se formar, começou a trabalhar como guarda vidas na escola SESI, trabalho que exigia um treino diário, fosse musculação, corrida ou natação. Com isso, Rafael voltou a praticar e, após 20 anos longe das competições, integra a equipe Máster Rio Claro, categoria 35+ anos e, até agora, foram duas temporadas, em 2015 e 2016, que deram início a uma nova história no esporte. Nas recentes competições, Rafael conquistou o recorde nos 25 de costas, passando direto para o principal, no qual adquiriu a 15ª posição. "Mesmo participando de poucas etapas, fico feliz com o resultado final com a 15ª colocação geral." Além do trabalho no SESI, Rafael é personal trainer no Studio Octane, em Rio Claro, e é pós-graduando em Medicina Esportiva e Atividade Física. "Tenho um grupo de treinamento funcional para a 3º idade, no qual dou aulas duas vezes na semana. Muita coisa eu devo ao conhecimento que obtive nos anos de faculdade."

Rafael Spiller Pacheco

Rafael Spiller Pacheco

Aluno(a) de Educação Física - Licenciatura

Olá, sou Márcio Josué Nunes Shuassb, fui bolsista pelo PROUNI no Claretiano, para mim foi um desafio muito grande no início, mas posso dizer com toda certeza que fiz um excelente curso. As atividades me ajudaram a desenvolver o senso crítico e as práticas para o ensino de História, fui aprovado em diversos concursos, e atualmente sou professor na rede estadual de meu estado sendo aprovado em 1º lugar, assim como diversos colegas que estudaram comigo e que também foram aprovados em concurso. Fico muito feliz em ter feito parte do Claretiano.

Márcio Josué Nunes Shuassb

Márcio Josué Nunes Shuassb

Aluno(a) de História - Licenciatura

Tive o prazer de ser aluna do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, no Claretiano - Centro Universitário. No tempo em que estudei, contei com um excelente corpo docente, que foram essenciais para que eu construísse a minha trajetória profissional. Me formei em 2010 e, em 2011, já se iniciaram minhas conquistas. Tive a honra de apresentar meu artigo de conclusão de curso no VI Congresso Mundial de Educação Ambiental (6th World Environmental Education Congress - WEEC), que ocorreu em Brisbane, na Austrália. Entre os mais de 800 participantes, de todas as partes do mundo, eu estava entre os 26 brasileiros que representaram projetos e ações de educação ambiental, realizados em nosso país. Essa foi, com certeza, uma das maiores e mais enriquecedoras experiências da minha carreira. Após me graduar, entre 2011 e 2013, realizei o curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graças à excelente formação que tive no Claretiano, durante a graduação, fui aprovada em um concurso como professora de Biologia, pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Em 2013, ingressei na Escola Estadual Antônio Augusto Lopes de Oliveira Junior, onde atuo como professora de Biologia e Ciências até os dias de hoje. No ano passado (2017), em conjunto com meus alunos da 3ª série do Ensino Médio, criei um projeto chamado Ecomitos. Este é composto por estudantes unidos em prol do mapeamento, divulgação e valorização do trabalho de catadores autônomos de reciclagem do município de Batatais/SP. Ao notar o potencial do projeto, o inscrevi no prêmio "Resposta para o Amanhã", promovido pela Samsung e apoio do Cenpec - Educação, Cultura e Ação Comunitária e da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Entre os 1.300 inscritos, de todos os cantos do país, fomos vencedores da etapa regional (Sudeste) e ficamos entre os 25 projetos finalistas. É uma grande satisfação ter esse reconhecimento, sabendo que o projeto contribuiu para a formação escolar e humana dos meus alunos e está mudando a vida de catadores de reciclagem em nossa cidade. Hoje, sou grata a todos os professores que contribuíram para a minha formação acadêmica e humana, especialmente, por reforçarem em mim o amor pela educação. Por me fazerem acreditar que ser professor vale a pena e que causas ambientais são urgentes e precisam de pessoas engajadas para lutar a seu favor. Para finalizar, externo a minha gratidão ao Claretiano com outros três eventos recentes na minha carreira profissional: a primeira, foi a impressão da minha apostila de Educação Ambiental para Professores, escrita por mim e financiada pelo COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Batatais. Clique aqui para acessar; a segunda, foi a minha aprovação no concurso para Diretor de Escola, da Secretaria Estadual da Educação; e a terceira, meu aceite no Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, com linha de pesquisa em política e gestão educacional, da Unesp - Franca, em 2018. Tenho muito orgulho em dizer que fui aluna do Claretiano, que tive ótimos professores e que conquistei muito até hoje graças à minha formação. Também sou grata a Deus e à minha família, que sempre me apoiou em todas as minhas escolhas e projetos. Sou apaixonada pela minha profissão, pela educação e sei que ainda há um longo caminho pela frente, mas conquistas são adquiridas com muito trabalho.

Natalia Vieira de Carvalho Martins

Natalia Vieira de Carvalho Martins

Aluno(a) de Biologia

Me formei em Gestão Financeira no Claretiano no ano de 2015. Embora os caminhos fossem diferentes, eu conhecia toda a estrutura, assim ficou fácil optar pela instituição na minha segunda graduação. Digo para todos que não escolhi a Pedagogia, fui escolhida. Eu estava andando na contramão da Educação, a minha intenção era atuar na área empresarial, pois já tinha um curso superior, uma profissão, e ser professora nunca tinha passado pela minha cabeça, ainda mais porque tinha uma visão estereotipada: uma pessoa na sala com várias crianças ao redor. Porém, surgiu uma oportunidade de emprego em uma escola municipal de Rio Claro. A primeira vez que entrei naquela Unidade Escolar não tinha alunos, era uma reunião com aproximadamente 70 pessoas, entre funcionários e professores. Eu senti que ali era o meu lugar. Quando os portões da escola abriram e as crianças foram entrando, notei que minha ideia sobre ser professora estava equivocada e tive certeza de queria fazer parte do processo de aprendizagem dos alunos. Uma questão que se destacou na ocasião e favoreceu a minha escolha foi a Educação Inclusiva, presente na escola. Todos os momentos vivenciados foram essenciais para minha formação profissional e para o meu desenvolvimento pessoal. Os quatro anos de graduação foram incríveis, pois fiz parte de uma turma em que cada um contribuiu de alguma forma, além dos professores que humanizam ainda mais seu trabalho sendo nossos amigos. Além disso, as disciplinas eram ricas em conhecimento, a metodologia de ensino eram devidamente apropriadas e o espaço físico do Claretiano era adequado para atender as demandas de aprendizagem. Ingressei no curso 2017 e no ano seguinte já começaram os estágios, e com eles, a oportunidade de participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pela primeira vez no curso de Pedagogia de Rio Claro. Me inscrevi no processo seletivo e fui aceita, hoje agradeço por minha escolha e pela experiência adquirida. No começo do ano de 2019, os bolsistas foram orientados a escrever um artigo. Essa tarefa ocorreu concomitante com tudo que já se passava na minha vida acadêmica e cursos extracurriculares como o de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), mas apesar da correria deu tudo certo. Ufa! Em parceria com outra estagiária escrevi o documento “Inclusão escolar: didática do professor e o desenvolvimento do aluno”. Finalmente em 2020, o ano tinha tudo para ser calmo, estágios finalizando, tema do trabalho de conclusão definido, mas fomos surpreendidos pela pandemia do COVID-19, e com ela, as aulas remotas, professores e colegas de turmas distantes, até um pouco de desânimo. Contudo, em nenhum momento os professores nos deixaram sós, mesmo distantes mostraram preocupação, mandando mensagens de estímulo e isso foi crucial, de acordo com o momento que vivíamos. Consegui desenvolver as atividades propostas e mesmo com as dificuldades apresentada pela pandemia, conclui novamente em dupla meu segundo artigo: “O uso da tecnologia assistiva como recurso do docente para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos Público Alvo da Educação Especial”. Devido ao caos provocado pela pandemia, nós, formandos de 2020, tínhamos consciência do cenário educacional e das dificuldades que poderíamos enfrentar após nossa formatura, como a falta de trabalho, em virtude da suspensão das aulas presenciais. No entanto, após uma semana que tinha colado grau (a distância), fui surpreendida com uma proposta de emprego para ser professora intérprete de LIBRAS, atuando na mesma escola em que tive minha primeira experiência profissional na área educacional. Confesso que não me sinto totalmente preparada, pois para o exercício dessa profissão considero necessária uma formação contínua, tendo em vista os desafios que a docência propõe. Entretanto, hoje eu sei os caminhos por onde eu devo ou não seguir, isso graças à instituição e aos professores envolvidos na minha formação, que por quatro anos foram presentes, mostrando a importância de uma atuação repleta de responsabilidade e amor.

Evelin Cristina Silva dos Santos

Evelin Cristina Silva dos Santos

Aluno(a) de Pedagogia

Minha história começa muito antes do Claretiano, quando eu ingressei como aluno Cotista Negro, na Unesp em Assis, no ano de 2015. Durante meus 3 anos de Unesp eu fui o primeiro da turma com coeficiente de rendimento de 90% de aproveitamento. Tudo ia bem, tinha a Bolsa PIBID pela qual ministrava aulas para o primeiro ano do ensino médio e, a convite da Coordenadora Pedagógica, ministrava aulas para o terceiro ano do ensino médio. Fazia o que mais amo: ensinar. Até que a maior tragédia de toda a minha vida aconteceu. No ano de 2017, durante as férias, eu tive problemas pessoais sérios e fui diagnosticado com um distúrbio. Precisei trancar a faculdade e achei que tudo estava perdido. Tive depressão e durante um ano fiquei muito mal, sendo internado várias vezes. Mas aos poucos o sonho começou a renascer. Um ano depois, fui aprovado no vestibular do Claretiano. Comecei a estudar e tive alguns problemas por um semestre. "Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro", o lema de Belchior se tornou o meu e voltei a me dedicar, ingressei na iniciação científica do Claretiano, escrevi um artigo avaliado com nota máxima e tive aproveitamento de 83% no último semestre. Me formei este ano e quero agradecer meu amado professor e orientador Tiago Contiero, por ter me acolhido em seu grupo de pesquisa. És um homem humilde e genial, acima da média, ponto fora da curva. Também quero agradecer a minha família que nunca desistiu de sonhar comigo, nem de mim. Mesmo nos momentos em que eu mesmo não acreditava em mim. Sem fé, seria impossível realizar esse sonho. Espero que meu depoimento inspire muita gente. Obrigado, Claretiano. Obrigado por me deixar tocar o céu!

João Batista

João Batista

Aluno(a) de História - Licenciatura

WhatsApp