Nota 5 no MEC

90% dos nossos cursos têm conceito máximo

Mais de 60 mil formados

Capacitação para uma vida profissional de sucesso

20 anos de EAD

Pioneirismo e um jeito único de ensinar

Ainda não decidiu?

Confira os cursos mais procurados

Cursos livres Eventos

Por onde vai começar a construir esse sonho?

Conheça as nossas
Formas de Ingresso

2ª Licenciatura - Fora da Área do Curso


  • Sem taxa de inscrição
  • Análise curricular gratuita
  • Não precisa fazer vestibular
  • Envio de documentos 100% online
Saiba mais

2ª Licenciatura - Dentro da Área do Curso


  • Isenção da taxa de inscrição
  • Análise curricular sem custo
  • Ingresso sem vestibular
  • Envio de documentos 100% online
Saiba mais

Formação Pedagógica


  • Não precisa fazer vestibular
  • Válido para bacharéis e tecnólogos
  • Conclua o curso em 2 anos
  • Formação de qualidade
Saiba mais

Vestibular Online


  • Redação dissertativa online
  • Correção por IA
  • Resultado na hora
  • Sem taxa de inscrição
Saiba mais

ENEM


  • Resultado imediato
  • Sem taxa de inscrição
  • Entre sem fazer vestibular
  • Matrícula logo após aprovação
Saiba mais

Desconto de ex-aluno


  • Desconto exclusivo
  • Amplie seus conhecimentos
  • Sem taxa de inscrição
  • Novas oportunidades na carreira
Saiba mais

Transferência de outra Instituição


  • Resultado em até 1 dia
  • Sem taxa de inscrição
  • Entre sem fazer vestibular
  • Matrícula após aprovação
Saiba mais

Biblioteconomia para Portadores de Título


  • Aproveitamento de até dois semestres concluídos
  • Processo seletivo simplificado e rápido
  • Matrícula imediata após a aprovação
  • Isenção total da taxa de inscrição
Saiba mais

Portador de Diploma


  • Dispensa de vestibular
  • Processo ágil
  • Sem taxa de inscrição
  • Matrícula imediata após aprovação
Saiba mais

Responda o nosso quiz e descubra a melhor forma de ingresso pra você!

Acesse agora

Já tem um diploma?

Faça a 2ª graduação em menos tempo

Conheça a 2ª graduação

2ª Licenciatura - Fora da Área do Curso

2ª Licenciatura - Dentro da Área do Curso

Formação Pedagógica

Biblioteconomia para Portadores de Título

Portador de Diploma

2ª Licenciatura - Fora da Área do Curso
2ª Licenciatura - Dentro da Área do Curso
Formação Pedagógica
Biblioteconomia para Portadores de Título
Portador de Diploma

Por que escolher o Claretiano?

Dê um salto na sua trajetória Dê um salto na sua trajetória
Construa o seu amanhã Construa o seu amanhã
Explore novas oportunidades Explore novas oportunidades
Impulsione sua carreira Impulsione sua carreira

Porque aqui sua formação vai além do diploma

No Claretiano, você conta com o Claretiano Carreiras, um serviço exclusivo que conecta você ao mercado de trabalho, oferecendo oportunidades, mentorias e networking para impulsionar sua carreira.

Conheça o Claretiano Carreiras

Gestão de carreira personalizada

Ajudamos você a desenvolver um perfil profissional único, aprimorando suas habilidades e competências para se destacar no mercado de trabalho.

Oportunidades exclusivas

Com nosso banco de vagas, você tem acesso a oportunidades de estágio e emprego, desde o início do curso até a sua formação.

Apoio em processos seletivos

Estamos ao seu lado durante todo o processo seletivo, com orientações e suporte para garantir seu sucesso, tanto durante o curso quanto após a graduação.

Porque sua jornada começa com qualidade e reconhecimento

No Claretiano, você encontra cursos de excelência, professores renomados e uma infraestrutura completa para garantir a melhor experiência no ensino superior.

Graduação certa para você

Reconhecimento de qualidade

Oferecemos diversos cursos com conceito máximo do MEC, garantindo que sua graduação seja de alto nível e reconhecida no mercado.

Inovação na educação

Com mais de 100 anos de história, somos pioneiros em EAD, oferecendo uma experiência de ensino moderna e interativa, do jeito que você precisa.

Presença nacional

Com unidades em todos os Estados, você tem a flexibilidade de estudar no Claretiano, onde quer que esteja, com mais de 50 cursos de graduação.

 

Porque evoluir é preciso e aqui você faz isso do seu jeito

Com aproveitamento de disciplinas e condições especiais, o Claretiano facilita sua transição para uma nova carreira, com flexibilidade e qualidade.

De início a uma nova formação

Parcerias estratégicas

Nosso compromisso é abrir portas para você. Temos parcerias com empresas para estágios e oportunidades de emprego exclusivas.

Empregabilidade garantida

Somos reconhecidos pela Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) como uma instituição comprometida com a empregabilidade. Aqui, sua carreira ganha mais oportunidades. 

Empreendedorismo em alta

Se você sonha em empreender, o Claretiano oferece apoio e ferramentas para transformar suas ideias em projetos de sucesso.

Porque especialização é o caminho para o sucesso

No Claretiano, você amplia suas oportunidades no mercado com cursos alinhados às tendências da sua área, networking profissional e flexibilidade no aprendizado.

Venha viver essa experiência

Tecnologia de ponta

Nossa Sala de Aula Virtual proporciona uma experiência de aprendizado simples e eficiente, para você focar no que realmente importa.

Flexibilidade total

Estude no seu ritmo com nosso app para Android e iOS, permitindo que você aprenda de qualquer lugar e a qualquer hora.

Corpo docente de excelência

Com mestres e doutores, nossos professores estão prontos para te orientar e dar o suporte necessário para o seu sucesso.

Estamos presentes
em todos os estados
do Brasil


Conheça algumas de nossas unidades

O que dizem nossos alunos

Dirce Lopes Andrade
Evelin Cristina Silva dos Santos
Bruno Deliberato
Antonio Marcos Lira da Silva
Agda Fernanda Bocato

Pra quem pensa que tamanho não é documento, adivinhe? Idade também não. Assim como mostramos a história do Sr. Vicente que aos 80 anos ingressou na faculdade de Geografia, hoje temos o prazer de retratar mais uma. Moradora de Santa Isabel-SP, Dirce Lopes Andrade, havia terminado o ensino médio em 1974 e 36 anos depois, em 2010, decidiu entrar em uma faculdade. Segundo ela, o objetivo inicial era apenas testar os conhecimentos na prova do ENEM, mas conseguiu conquistar mais do que queria. “Com a média alcançada me inscrevi para concorrer a uma bolsa no Claretiano com minha nota do Prouni. Fui chamada pela faculdade e fiz minha matrícula”, relata Dirce. A iniciativa surgiu com a vontade de dona Dirce de adquirir mais experiências, fazer coisas novas e se aperfeiçoar em algo diferente e mesmo com a descrença de algumas pessoas, ela teve o total apoio de amigos e familiares. Segundo ela, quase não enfrentou obstáculos. “A única dificuldade que encontrei foi a adaptação, pois o ensino à distância exige de você organização, autonomia, empenho e alguns conhecimentos de informática”, afirma. Assim que Dirce se formou pelo curso à distância, em 2013, ela prestou uma prova seletiva da cidade onde mora e foi aprovada em 5º lugar. “Dia 12 de fevereiro estava contratada pela prefeitura de Santa Isabel para exercer o cargo de professora de arte do fundamental I por um período de um ano”, relembra ela. Quando o contrato acabou, ela prestou concurso público em Igaratã, cidade vizinha a que mora, e para sua surpresa estava no topo da lista. “Quando saiu o resultado eu era a 1ª colocada com 70 pontos, seguida da 2ª colocada com 48 pontos e a 3ª colocada com 42 pontos”, conta. Hoje com 60 anos, Dirce dá aulas como professora efetiva na rede municipal para crianças do ensino fundamental I e para o EJA (Educação para Jovens e Adultos). Dirce ainda incentiva quem deseja seguir os mesmos passos. “Não tenham medo, sonhos não têm idade e dentro da universidade a última coisa que conta é a sua idade”, finaliza ela.

Dirce Lopes Andrade

Dirce Lopes Andrade

Aluno(a) de Artes Visuais

Me formei em Gestão Financeira no Claretiano no ano de 2015. Embora os caminhos fossem diferentes, eu conhecia toda a estrutura, assim ficou fácil optar pela instituição na minha segunda graduação. Digo para todos que não escolhi a Pedagogia, fui escolhida. Eu estava andando na contramão da Educação, a minha intenção era atuar na área empresarial, pois já tinha um curso superior, uma profissão, e ser professora nunca tinha passado pela minha cabeça, ainda mais porque tinha uma visão estereotipada: uma pessoa na sala com várias crianças ao redor. Porém, surgiu uma oportunidade de emprego em uma escola municipal de Rio Claro. A primeira vez que entrei naquela Unidade Escolar não tinha alunos, era uma reunião com aproximadamente 70 pessoas, entre funcionários e professores. Eu senti que ali era o meu lugar. Quando os portões da escola abriram e as crianças foram entrando, notei que minha ideia sobre ser professora estava equivocada e tive certeza de queria fazer parte do processo de aprendizagem dos alunos. Uma questão que se destacou na ocasião e favoreceu a minha escolha foi a Educação Inclusiva, presente na escola. Todos os momentos vivenciados foram essenciais para minha formação profissional e para o meu desenvolvimento pessoal. Os quatro anos de graduação foram incríveis, pois fiz parte de uma turma em que cada um contribuiu de alguma forma, além dos professores que humanizam ainda mais seu trabalho sendo nossos amigos. Além disso, as disciplinas eram ricas em conhecimento, a metodologia de ensino eram devidamente apropriadas e o espaço físico do Claretiano era adequado para atender as demandas de aprendizagem. Ingressei no curso 2017 e no ano seguinte já começaram os estágios, e com eles, a oportunidade de participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pela primeira vez no curso de Pedagogia de Rio Claro. Me inscrevi no processo seletivo e fui aceita, hoje agradeço por minha escolha e pela experiência adquirida. No começo do ano de 2019, os bolsistas foram orientados a escrever um artigo. Essa tarefa ocorreu concomitante com tudo que já se passava na minha vida acadêmica e cursos extracurriculares como o de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), mas apesar da correria deu tudo certo. Ufa! Em parceria com outra estagiária escrevi o documento “Inclusão escolar: didática do professor e o desenvolvimento do aluno”. Finalmente em 2020, o ano tinha tudo para ser calmo, estágios finalizando, tema do trabalho de conclusão definido, mas fomos surpreendidos pela pandemia do COVID-19, e com ela, as aulas remotas, professores e colegas de turmas distantes, até um pouco de desânimo. Contudo, em nenhum momento os professores nos deixaram sós, mesmo distantes mostraram preocupação, mandando mensagens de estímulo e isso foi crucial, de acordo com o momento que vivíamos. Consegui desenvolver as atividades propostas e mesmo com as dificuldades apresentada pela pandemia, conclui novamente em dupla meu segundo artigo: “O uso da tecnologia assistiva como recurso do docente para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos Público Alvo da Educação Especial”. Devido ao caos provocado pela pandemia, nós, formandos de 2020, tínhamos consciência do cenário educacional e das dificuldades que poderíamos enfrentar após nossa formatura, como a falta de trabalho, em virtude da suspensão das aulas presenciais. No entanto, após uma semana que tinha colado grau (a distância), fui surpreendida com uma proposta de emprego para ser professora intérprete de LIBRAS, atuando na mesma escola em que tive minha primeira experiência profissional na área educacional. Confesso que não me sinto totalmente preparada, pois para o exercício dessa profissão considero necessária uma formação contínua, tendo em vista os desafios que a docência propõe. Entretanto, hoje eu sei os caminhos por onde eu devo ou não seguir, isso graças à instituição e aos professores envolvidos na minha formação, que por quatro anos foram presentes, mostrando a importância de uma atuação repleta de responsabilidade e amor.

Evelin Cristina Silva dos Santos

Evelin Cristina Silva dos Santos

Aluno(a) de Pedagogia

Desde pequeno sempre sonhei em trabalhar com automóveis e nas minhas lembranças essa era uma paixão que sempre fez parte da minha vida. Então foi muito fácil escolher ser Engenheiro Mecânico desde muito cedo, mas entre a escolha e a execução do objetivo, estavam obstáculos muito difíceis de transpor. O Claretiano apareceu na minha vida quando eu tinha desistido do sonho de ser Engenheiro. Na época, os cursos disponíveis eram ofertados em cidades vizinhas e com preços muito inacessíveis para a minha condição. Então, o Claretiano - Centro Universitário tornou isso possível e me proporcionou a realização de um dos meus maiores sonhos. Durante o curso, fui privilegiado de poder participar de um Projeto tão maravilhoso, que é o BAJA, onde pude viver o ambiente de engenharia na prática e ser desafiado de uma maneira única e especial. Também tive o privilégio de ser o capitão desta equipe e participar de três edições representando o Claretiano em competições BAJA SAE. Hoje, após minha formatura, sou muito grato pelo desenvolvimento profissional e humano que a Instituição me proporcionou, e espero ter contribuído com minha dedicação à altura com que fui abençoado nesses cinco maravilhosos anos. Me sinto preparado para os desafios que a profissão exige e tenho orgulho de ter sido aluno do Claretiano, com certeza.
Bruno Deliberato

Bruno Deliberato

Aluno(a) de Engenharia Mecânica

Bem, eu conheci a Claretiano por um folder e quando vi os cursos, fiquei muito afim de fazer um curso superior. Vendo que o desejo foi crescendo dentro de mim, logo prestei vestibular para Biomedicina. Na primeira tentativa, fugi do tema da redação e fui reprovado. Como morava em uma zona rural, era difícil ter acesso a Internet para estudar e me preparar para tentar novamente, então se passaram alguns meses e tentei novamente. O segundo problema que apareceu foi que eu não tinha condições financeiras de pagar as mensalidades e tentei conquistar uma bolsa de estudos. Procurei o setor social que me tirou todas as dúvidas e depois de preencher todos os documentos, consegui ingressar com bolsa de 100% na instituição. Mesmo tendo ouvido de uma pessoa que já era formada que eu nunca seria professor, nem biomédico, me dediquei e consegui. Engoli as palavras amargas e disse a mim mesmo que faria isso. Foi um dos dias mais felizes da minha vida. Hoje sou grato a Deus e ao Claretiano por me proporcionarem a realização desse sonho. Eu sou a prova de que não há idade, classe social, etnia e religião que nos impeça de fazer o que queremos. Eu amo de paixão o Claretiano e sou muito grato por onde eu cheguei. Recomendo essa instituição mãe.

Antonio Marcos Lira da Silva

Antonio Marcos Lira da Silva

Aluno(a) de Biomedicina

A ex-aluna Agda Fernanda Bocato, concluinte de 2016, encontrou dentro do curso de Ciências Contábeis novas oportunidades e experiências para conseguir levar adiante sua carreira profissional. Hoje, Agda já conheceu diversos países viajando com a empresa e atualmente está em processo de especialização em normas internacionais de contabilidade. Conheça sua trajetória: __________________ “A escolha do meu curso de graduação foi influenciada pela área em que eu atuava profissionalmente na época. Havia um ano em que eu trabalhava em um escritório de contabilidade. Pesquisei a respeito do curso de Ciências Contábeis, e através de pesquisas e trocas de experiências, descobri tamanha amplitude nesta área de atuação, amplitude que foi confirmada no decorrer de 4 anos de curso. Com a certeza do curso, iniciei pesquisas sobre a escolha da faculdade. Não tive dúvidas quando conheci o Claretiano (unidade de Rio Claro-SP): era o que eu buscava. Um ambiente organizado, agradável, uma instituição que possui seriedade no quesito educação e formação de profissionais. Este sentimento de certeza foi confirmado dia a dia, e hoje eu vejo que a minha base de conhecimento e aprendizado para a formação profissional não poderia ter sido melhor. Iniciei o curso em 2012, com a ideia de me formar e trabalhar como contadora. Mas foi através de uma matéria específica, que conheci e me encantei com outra área de atuação, a Auditoria Interna. Inspirada pelas aulas, pelos temas abordados, e pela troca de experiência com os professores doutores, decidi mudar o meu foco, e sair em busca de um novo desafio, sempre recebendo muito incentivo do corpo letivo do Claretiano. Em 2014 consegui uma oportunidade de estagiar na empresa onde hoje trabalho, na área de Auditoria Interna. Juntamente com muita dedicação, esforço, apoio e compreensão, passei a conciliar a nova rotina de trabalho na empresa Maxion Wheels em Limeira, e os estudos no Claretiano em Rio Claro. A base que o curso me proporcionou em 2 anos foram primordiais para alcançar essa nova etapa. Também faço questão de enfatizar que sempre obtive total apoio e compreensão da instituição, uma vez que meu trabalho, minha casa e meus estudos eram em cidades distintas. Me formei em dezembro de 2015, e conquistei em janeiro de 2016 a efetivação na empresa, onde trabalho até hoje como Auditora Interna Júnior. Nossa empresa possui unidades globais, e o time da Auditoria Interna é responsável por visitar todas as unidades, permanecendo em cada uma no período de 2 a 3 semanas, para avaliar a eficiência e eficácia dos controles existentes nas áreas de negócios. No ano de 2016 obtive várias experiências novas e incríveis, onde conheci alguns países: China, Espanha, Alemanha, México, e Estados Unidos. E os desafios continuam. Atualmente estou em processo de especialização em normas internacionais de contabilidade (Extensão IFRS e NIA – FIPECAFI), assunto que também foi abordado durante a minha graduação. Acredito que um bom profissional deve sempre buscar conhecimento e novos desafios, buscar de fato o que deseja, contribuindo para a formação e desenvolvimento de outras pessoas e das organizações. Nunca se esquecendo que nossas ações são o que nos define. Gosto de uma frase que diz exatamente isso: “Antes de ser um excelente profissional, seja um bom ser humano” – antes de ser auditor, professor, médico, engenheiro, administrador, biólogo, costureira, ou qualquer outra profissão, seja humano, seja o bem, plante o bem. Sou imensamente grata pelas experiências, pelo aprendizado e pelo crescimento que o Claretiano agregou em minha vida (tanto pessoal quanto profissional). Me sinto feliz, completa, e hoje posso afirmar que sei exatamente o que busco – aonde estou e aonde quero chegar. Afinal, com fé em Deus, dedicação e garra, foco, e com as escolhas certas, alcançar o inimaginável é inevitável.”

Agda Fernanda Bocato

Agda Fernanda Bocato

Aluno(a) de Ciências Contábeis

WhatsApp