Sobre o Claretiano
Acessibilidade
Segundo o Decreto nº 7.611/11, em consonância com a Lei Federal nº 12.796/13 que fez a revisão e atualização a Lei nº 9.394/96, considera-se público-alvo da educação especial (PAEE) as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação”.
O Claretiano - Centro Universitário, considerando sua missão, que busca sistematizar sua ação educacional com uma visão de homem como "um ser único, irrepetível, constituído das dimensões biológica, psicológica, social, unificadas pela dimensão espiritual, que é o núcleo do ser-pessoa" (Projeto Educativo Claretiano - PEC, 2012, p.15), vem se reorganizando, nos últimos anos, para responder às especificidades dos alunos PAEE da Educação Especial que nele se matriculam.
No intuito de oferecer com excelência condições de acessibilidade e permanência para pessoas PAEE, o Claretiano – Centro Universitário, com extensão a toda sua rede educacional, instituiu pela Portaria n° 70 de 22/11/13 o Núcleo de Acessibilidade, composto por uma equipe de profissionais especializados na sua coordenação e gestão.
O referido núcleo foi criado no sentido de conceber e implementar com qualidade as políticas educacionais nacionais e internacionais de Educação Especial e para a inclusão, para que os alunos PAEE, quando inseridos nos contextos comuns de ensino, encontrem a acessibilidade que atenda a sua condição diferenciada.
Sendo assim, a instituição vem implementando estratégias que garantam o acesso, a permanência, a aprendizagem e a busca pelo sucesso destes alunos na Educação Superior.
O Claretiano - Centro Universitário, na busca da inclusão no contexto da Educação Superior procura a todo momento conscientizar a comunidade educativa envolvida com as pessoas PAEE, a reconhecer a igualdade de direitos implicado em diferentes tratamentos, a fim de assegurar as necessidades educativas de todos os seus alunos.
Em atendimento ao planejamento e às políticas institucionais, algumas ações são organizadas pelo Núcleo de Acessibilidade - Claretiano:
Tipo de Acessibilidade | Descrição das Ações |
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Atitudinal | Palestras informativas; formação continuada para docentes e comunidade institucional; diálogo e orientação à família e/ou responsáveis. |
Arquitetônica | Elevadores; instalação de corrimão nas rampas e banheiros; portas alargadas; eliminação de degraus; banheiros adaptados e familiares; referenciais visuais; piso tátil; informações em Braille. |
Metodológica / Pedagógica | Intérprete de Libras; leitor/escriba; provas ampliadas para alunos com baixa visão. |
Programática | Informação e esclarecimento à família, docentes e equipe acadêmica sobre legislação vigente (direitos de acessibilidade). |
Comunicações | Intérprete de Libras; ResponsiveVoice; comunicação alternativa e ampliada. |
Instrumental | Adaptações para computador; teclados e mouses adaptados; leitor autônomo; vocalizador; ampliador de textos; scanner de leitura (AladdinVoice). |
Digital | Informática acessível na SAV com softwares como ResponsiveVoice, WebLibras, VLibras, NVDA; Biblioteca Pearson acessível via Dosvox para alunos DV. |
Transportes | Adequações arquitetônicas para eliminar barreiras de locomoção; rampas de acesso em todos os blocos; vagas exclusivas para pessoas com mobilidade reduzida. |