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Informações Acadêmicas

Acesse os documentos regulatórios e conheça as políticas institucionais do Claretiano – Rede de Educação, incluindo as diretrizes específicas de cada unidade.

Vista Aérea do Claretiano - Centro Universitário de Batatais

Perguntas Frequentes

 

 

Utilização da Biblioteca

 Quem pode frequentar as bibliotecas dos Claretianos?

 Os Docentes, alunos e Funcionários das Instituições dos Claretianos e a Comunidade externa (somente para pesquisa local)


 Devo me cadastrar para utilizar a biblioteca?

 O aluno, professor ou funcionário de posse de seu cartão de identificação já está automaticamente cadastrado na biblioteca. Caso não esteja, procurar funcionário da biblioteca para esclarecer dúvidas. A apresentação do cartão identificação é obrigatória para utilização dos serviços por elas prestados.


 Como posso me inscrever na Biblioteca?

 O aluno deve apresentar cartão de identificação (ou documento pessoal com foto) da instituição contendo seu RA ou outro comprovante de vínculo com a Instituição e cadastrar sua senha nos balcões de atendimento das Bibliotecas.


 Pessoas da comunidade externa podem utilizar as bibliotecas?

 Sim. Pessoas da comunidade podem utilizar as Bibliotecas no horário de funcionamento de cada Biblioteca. (mediante apresentação de documento original). Pessoa da comunidade também precisa fazer cadastro, para geração de relatórios.


 Posso usar meu notebook/Ipad/NetBook nas bibliotecas?

 Sim, pode utilizá-lo normalmente. Em algumas bibliotecas há recursos para utilização da Rede sem fio. Consulte o bibliotecário de sua Unidade.


 É dever do usuário:

  • Preservar o patrimônio da Biblioteca, não danificando obra, mobiliário ou qualquer outro material.
  • Respeitar os funcionários da Biblioteca e manter a disciplina.
  • Manter silêncio na Biblioteca.

 


É permitido sair da biblioteca com as chaves do guarda-volumes?

Não. Os armários são de uso exclusivo para o período em que os usuários estão nas dependências da Biblioteca.Caso ultrapasse o prazo estipulado, o usuário está sujeito a multas estabelecidas no regulamento da Biblioteca.


É vedado aos usuários:

  • Fotocopiar livros, de acordo com o inciso V do artigo 40 da Lei nº 5.988/73.
  • Alimentar-se dentro da Biblioteca, por questões de higiene e prevenção contra insetos e animais roedores.
  • Fumar nas dependências da Biblioteca, por questões de segurança e de saúde, de acordo com a Lei Estadual nº 9760/97.
  • Usar trajes inadequados no interior da Biblioteca, por questão de cultura e de respeito.
  • Conversar em alta voz e portar-se de maneira inadequada.

Não sou aluno dos Claretianos, posso emprestar livros?

Sim, através do intercâmbio entre as Bibliotecas (EEB) (Empréstimo entre Bibliotecas) que você deve solicitar à biblioteca da instituição à qual você está vinculado, e quais bibliotecas mantêm convênios com as Bibliotecas dos Claretianos.


Existe algum lugar para assistir às fitas de vídeo?

A Sala de vídeo pode ser utilizada para esta finalidade, mediante agendamento prévio.


É permitida a entrada com bolsas na Biblioteca?

Não. Nas bibliotecas de Livre acesso ao acervo, as Bolsas, pastas e sacolas deverão ser deixadas nos guarda-volumes individuais.


Posso doar livros à Biblioteca?

Sim. A Biblioteca aceita doações de livros e material bibliográfico. Os doadores deverão concordar que o material seja tratado de acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca, ou seja, serão repassados para outra instituição, caso não sejam relevantes à comunidade acadêmica dos Claretianos.


Como posso sugerir títulos de material bibliográfico para aquisição?

A partir do site da biblioteca, clique em sugestões gerais. Para sugerir novos títulos de materiais para aquisição. Avaliação da compra passa pelos critérios de cada instituição prevista no regulamento da Biblioteca.


Qual o prazo de validade da carteira da biblioteca?

A carteira de usuário tem validade em todo o Sistema de Bibliotecas dos Claretianos, enquanto for mantido o vínculo institucional.

 

 

Horário de Funcionamento

Qual horário de funcionamento da Biblioteca?

Cada Biblioteca possui um horário de atendimento, na página principal das Bibliotecas consta o horário de cada instituição.

 

 

Consulta ao Catálogo

Como consultar o acervo da Biblioteca?

Acesse o site da Biblioteca e clique no link para consultar do Acervo. Ao acessá-lo, seleciona as opções desejada de pesquisa, por autor, título ou assunto, ainda tem a opção de pesquisa por palavra Livre ou consulta por Índice.


Como saber a localização do livro na Biblioteca?

Para saber a localização e a disponibilidade de uma publicação, faça a consulta da obra desejada no site da Biblioteca e em seguida, clique em ?Exemplares? para verificar em qual biblioteca o livro se encontra e se o mesmo está disponível.

 

 

Empréstimos É preciso apresentar algum documento para fazer empréstimo?

Sim, para os docentes, alunos, funcionários e comunidade, é necessário apresentar o cartão de identificação ou um documento original com foto.


Posso emprestar livros somente com o número do meu RA?

Não, todos os usuários devem apresentar o cartão de identificação (ou documento com foto).


Como cadastrar minha senha para utilizar as bibliotecas através do sistema Pergamum?

Cadastre uma senha de quatro a seis dígitos numéricos nos balcões de empréstimo das Bibliotecas. Para isso, você deverá apresentar o seu cartão de identificação.


O empréstimo pode ser feito por terceiros?

Não. Apenas o próprio usuário pode fazê-lo, uma vez que o cartão de identificação e a senha são de uso pessoal e intransferível.


Como posso verificar a data de devolução dos livros emprestados?

No ato do empréstimo, é informada a data de devolução prevista. O usuário também pode conferir a data de devolução no Meu Pergamum do sistema da biblioteca, nos terminais da Biblioteca e no portal da Biblioteca, disponível 24 horas. No momento do empréstimo, o aluno recebe uma mensagem informando o empréstimo do livro.


Como posso acompanhar minha situação na biblioteca?

Acesse o catálogo online da Biblioteca a partir do portal das Bibliotecas dos Claretianos e depois clique em Meu Pergamum. Digite o número da matrícula (código) e a senha cadastrada no balcão da biblioteca. Clique em "Acessar" e, na janela seguinte, você terá acesso aos seguintes serviços:

  • Renovação
  • Reserva
  • Material Pendente
  • Débito
  • Áreas de interesse
  • Histórico
  • Alteração de senha

Como consultar meu histórico no Sistema de Bibliotecas?

Entre no Catálogo Online, no menu Meu Pergamum, selecione a instituição em que você estuda, informe seu número de usuário RA, digite sua senha utilizada para fazer seus empréstimos na biblioteca e clique em "Histórico". Informe a data inicial e final e clique em "Mostrar".

 

 

Renovação de Materiais

É preciso apresentar algum documento para fazer empréstimo?

O atraso na devolução de qualquer material impossibilita a renovação de outros documentos que estejam dentro do prazo.


Tentei renovar meu livro pela internet, mas não está funcionando. O que eu faço?

A renovação pode não funcionar às vezes por problemas técnicos no servidor. Por isso, é melhor que você tente a renovação pela internet com um ou dois dias de antecedência do dia da entrega. Se o problema persistir, renove seu empréstimo pessoalmente na biblioteca onde está matriculado. Não nos responsabilizamos pelas renovações on-line (previsto em nosso regulamento).


Como fazer a reserva de material que está emprestado?

Ao verificar que todos os exemplares estão emprestados, na Consulta ao Catálogo, clique em Reservas, no Meu Pergamum inferior; digite sua matrícula (código) e senha (cadastrada no balcão da biblioteca) e confirme a operação no botão Confirmar.


O material não poderá ser reservado:

  • Caso haja algum exemplar disponível no acervo;
  • Se o usuário estiver com a situação irregular (Ex: atraso, multa);
  • Se o usuário estiver com o mesmo livro emprestado.

É possível renovar o empréstimo através do sistema Pergamum na Internet?

Sim. O usuário não poderá fazer a renovação caso:

  • A obra esteja reservada por outro usuário;
  • A situação do usuário na Biblioteca esteja irregular (multa e/ou materiais em atraso);
  • O usuário tenha ultrapassado a data de devolução da obra;
  • Já tenha efetuado as 3 (três) renovações permitidas pela internet.

Alunos EAD já possuem prazo de empréstimos até o próximo encontro presencial.


Como fazer a renovação pela internet?

Acesse o catálogo online da Biblioteca a partir do Portal da Biblioteca e depois clique em Meu Pergamum, digite o número da matrícula (código) e a senha cadastrada no balcão da biblioteca; clique em Acessar; clique em Renovação; marque os itens e confirme a operação no botão Renovar.

 

 

Reservas

Posso reservar um livro que está disponível na estante?

Não. O sistema da Biblioteca só aceita reserva de livros que se encontram emprestados.


O livro que reservei está disponível. Onde faço o empréstimo?

O material disponível deve ser retirado no balcão de empréstimo, fica disponível pelo prazo de 24 horas.


Qual o prazo para retirar o material reservado?

O material fica disponível durante o horário de funcionamento da biblioteca, por 24 horas corridas.

 

 

Multas e Penalidades

Estou com multa na Biblioteca, mas quero renovar um material que ainda está no prazo e não consigo. Por quê?

A pendência de multa impossibilita a renovação de outros documentos, que estejam dentro do prazo.


A multa pode ficar pendente?

Sim. A multa permanece registrada no sistema da biblioteca e o usuário pode pagá-la depois. Entretanto, enquanto houver pendência, não poderá utilizar os serviços de empréstimo e renovação.


Posso pagar minha multa sem trazer as obras atrasadas?

Não, pois a multa só é gerada após a devolução dos materiais em atraso.


Penalidades

  • Caso a devolução/renovação não seja efetuada na data estabelecida, o usuário pagará multa de R$2,00 por dia e por livro em atraso.
  • No caso de obras que não circulam (livros de consulta, monografias, teses, dicionários) e que forem retiradas sem autorização, a multa é de R$8,00 por dia e por obra.
  • A não devolução do material emprestado implicará o impedimento da colação de grau.
  • O usuário que não devolver os periódicos (revistas) no mesmo dia em que os utilizou permanecerá suspenso da Biblioteca por 30 dias.
  • O uso indevido dos computadores de pesquisa da Biblioteca implicará a suspensão do aluno por tempo determinado pela responsável da Biblioteca.

 

 

Devoluções

Não moro no estado de São Paulo ou Paraná, posso devolver as obras pelo correio?

Sim, aceitamos devoluções por SEDEX e consideramos a data de postagem como a data de entrega. O material deverá ser encaminhado para a Biblioteca em que estuda normalmente.


A devolução pode ser feita por terceiros?

Sim. Qualquer pessoa pode efetuar a devolução, devendo entregar o material no balcão de empréstimo e aguardar as orientações do funcionário.

 

 

Perda do livro ou outro material emprestado

Como proceder em caso de perda do material emprestado sob a minha responsabilidade?

Comunique a Biblioteca a perda antes do vencimento do prazo de empréstimo para que não ocorra multa. Você terá um prazo para fazer a reposição da obra por outra igual à que foi perdida ou outra do mesmo autor ou assunto correlato, indicado pela biblioteca. Lembramos que enquanto não houver a reposição da obra você fica impossibilitado de efetuar novos empréstimos e renovações.

 

 

Acessibilidade

O que é acessibilidade?

O Decreto-lei nº 5.296/04, conhecido como LEI DA ACESSIBILIDADE, regulamenta o atendimento às necessidades específicas de pessoas com deficiência no que concerne a projetos de natureza arquitetônica e urbanística, de comunicação e informação etc.

Assim, define-se acessibilidade como sendo condições e possibilidades de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de edificações públicas, privadas e particulares, seus espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, proporcionando a maior independência possível e dando ao cidadão deficiente ou àqueles com dificuldade de locomoção, o direito de ir e vir a todos os lugares que necessitar, seja no trabalho, estudo ou lazer, o que ajudará e levará à reinserção na sociedade.


Que tipo de acessibilidade posso encontrar nas bibliotecas Claretiano - Rede de Educação?

  • Acessibilidade arquitetônica: rampas, banheiros adaptados, piso tátil, placas em braile, elevadores e balcão para atendimento adaptado.
  • Acessibilidade instrumental: adaptações de acesso no computador, teclados/mouses adaptados e softwares para deficientes visuais (DosVOX, LVD), escâner de leitura de materiais impressos (AladdinVoice).
  • Acessibilidade digital: informática acessível na SAV, com softwares específicos - ResponsiveVoice, Weblibras, VLibras, NVDA disponíveis na sala virtual. Há também o sistema de busca da biblioteca (o Pergamum), no qual é possível usar as opções de auto contraste e a pesquisa acessibilidade para pessoas com baixa visão. A Biblioteca Virtual Pearson conta com recursos de zoom para deficientes visuais parciais e recursos de leitura compatíveis com softwares específicos (como DOSVOX, JAWS, NVDA, entre outros) para pessoas com deficiência visual total.