Sobre a Unidade
Estrutura
O que é a CPA?
Claretiano - Centro Universitário, entre outras importantes iniciativas, compromete-se com o exercício contínuo de analisar e avaliar suas ações, por meio da autoavaliação institucional. Nesse contexto, mantém em suas atividades um canal permanente e aberto de diagnóstico institucional e de retorno de resultados com seu corpo discente, visando alcançar a melhoria contínua na concretização de sua missão, tanto nos aspectos da formação na dimensão humana quanto nos aspectos da dimensão profissional. A educação é um objetivo sempre presente e, para isso, o reconhecimento da opinião do outro é uma parte essencial para o aprendizado e uma constante atualização frente às necessidades humanas.
Conheça um pouco do nosso trabalho, clicando aqui e assistindo um breve vídeo sobre a nossa rotina e conquistas!
A CPA exerce um papel essencial na melhoria contínua da Instituição, avaliando todos os aspectos de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Com uma abordagem formativa e colaborativa, utiliza questionários e outras ferramentas para identificar tanto os pontos positivos quanto as áreas que precisam ser aprimoradas. Dessa forma, a CPA não só aponta deficiências, mas também ressalta ações bem-sucedidas, incentivando o progresso da Instituição e garantindo uma experiência educacional de excelência. Sua participação ativa é essencial para construirmos um futuro ainda mais promissor.
Ao responder às pesquisas da CPA, os participantes contribuem diretamente para a transformação da Instituição. Ao destacar ações que estejam em desacordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional, a Missão do Claretiano, ou com suas expectativas pessoais de formação e, assim, contribuem para o desenvolvimento institucional.
Essa avaliação não se limita a um único público. A CPA valoriza a colaboração de todos os envolvidos na comunidade acadêmica: alunos, funcionários, professores, gestores, ex-alunos e a sociedade em geral. Cada grupo é fundamental para gerar resultados que fortaleçam a Instituição e seus objetivos.
Somente com o envolvimento de todos será possível criar uma cultura de avaliação que promova uma reflexão contínua sobre a Missão e o propósito acadêmico e social da Instituição. A autoavaliação está integrada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, sendo essencial para melhorar a qualidade do ensino superior, orientar o crescimento sustentável da oferta educacional e aumentar a eficácia institucional e acadêmica, além de reforçar nossos compromissos e responsabilidades sociais. Sua participação é vital para que possamos continuar evoluindo e gerando um impacto positivo na sociedade.
Conheça um pouco do nosso trabalho, clicando aqui e assistindo um breve vídeo sobre a nossa rotina e conquistas!